Os CFDs (Contracts for Difference ou Contratos por Diferença) são um derivativo para especulação. Ou seja, o trader opera ativos cujo valor é atrelado a um ativo real mas sem tê-los de fato, como ocorre no índice ou dólar futuros.
Trata-se de instrumento meramente especulativo onde o objetivo é acertar o movimento de alta ou queda sem que haja a entrega física do ativo subjacente.
Ao negociar CFDs, o investidor pode alavancar sua posição, o que significa que ele pode negociar com uma quantia maior do que seu capital real. Isso pode aumentar potencialmente os lucros, mas também aumenta o risco de perdas significativas.
Os CFDs são negociados com base em margens, o que significa que o investidor precisa depositar uma pequena parte do valor total da negociação como garantia. Essa margem pode variar de acordo com o corretor e o ativo negociado.
Uma diferença importante dos CFDs em relação a outros derivativos, como o índice futuro ou opções, é que eles não possuem prazo de vencimento, ou seja, uma posição normalmente pode ser carregada por tempo indeterminado desde que haja margem disponível para manter a posição durante as oscilações e pagar as taxas de Swap, quando for o caso.
Taxas de Swap
As taxas de swap em CFDs (Contratos por Diferença) são cobradas quando uma posição é mantida aberta durante a noite. Quando você mantém uma posição em CFD aberta após o fechamento do mercado, a corretora cobra uma taxa de swap (também conhecida como taxa de rollover ou taxa de financiamento) para cobrir os custos de manter a posição aberta.
As taxas de swap são calculadas com base na diferença entre as taxas de juros dos dois ativos subjacentes do CFD (geralmente a moeda da sua conta e a moeda na qual o ativo subjacente é negociado). Se a taxa de juros da moeda na qual o ativo subjacente é negociado for maior do que a taxa de juros da sua moeda base, você receberá uma taxa de swap positiva (crédito) em sua conta. Caso contrário, você será cobrado uma taxa de swap negativa (débito) em sua conta.
As taxas de swap podem variar de acordo com o ativo subjacente, o par de moedas, o tipo de conta e o corretor utilizado. Alguns corretores podem oferecer taxas de swap mais competitivas para atrair clientes, enquanto outros podem cobrar taxas mais altas. Por isso, é importante verificar as taxas de swap cobradas pelo seu corretor antes de negociar CFDs e avaliar como elas podem afetar o seu retorno sobre o investimento.
Além disso, é importante lembrar que as taxas de swap podem afetar tanto positiva quanto negativamente a sua posição. Se você estiver operando com margem e sua posição estiver perdendo valor, as taxas de swap negativas podem aumentar as suas perdas. Portanto, é importante considerar as taxas de swap ao planejar suas estratégias de negociação em CFDs.
Corretoras de CFDs
DMA (Direct Market Access) é a sigla em inglês para “Acesso Direto ao Mercado”, e representa um tipo de corretora de CFDs. Uma corretora de DMA permite que o trader opere nos mercados de CFDs sem ser a contraparte na operação. O trader realiza a operação diretamente nos mercados. Para que a operação seja concluída, é preciso que se faça a associação de um comprador com um vendedor. A corretora de DMA ganha com a cobrança de comissão e atua como uma intermediária neutra.
Uma formadora de mercado, por outro lado, é uma corretora com participação mais ativa do que uma corretora de DMA. As formadoras de mercado, como o nome já sugere, criam o mercado nos quais os CFDs são negociados e são muito mais do que uma porta de acesso do trader ao mercado. O trader aceita os preços da formadora de mercado quando realiza uma operação.
Os preços em formadoras de mercado tendem a ser menos vantajosos se comparados aos preços dos mercados reais. Mas as formadoras de mercado, por outro lado, absorvem mais risco e oferecem liquidez imediata para os traders. O papel que você deseja que a corretora exerça determinará o tipo de prestadora de serviço de sua preferência.
Vantagens em operar CFDs
Operar CFDs envolve diversos riscos. É um instrumento recomendado somente para quem já possui experiência em derivativos e alavancagem. Tanto é que a grande maioria dos traders de varejo perde ao investir neste mercado (muitas corretoras inclusive exibem em sua página inicial um aviso de risco parecido com: “X% dos traders de varejo apresentam perdas ao operar com esta corretora”.
Por outro lado, há também diversos benefícios em operar CFDs. Alguns deles são:
- Alta Alavancagem: muitas corretoras permitem alavancar na proporção 1:1000, ou seja, para cada US$1 que você tiver em caixa, poderá girar US$1.000;
- Variedade de Ativos: existem CFDs para os mais variados produtos financeiros, como índices do mundo todo, pares de moedas (forex), ações, metais etc.;
- Flexibilidade no tamanho do lote: diferentemente das ações onde é preciso operar 1 lote, ou do índice futuro da B3 onde o tamanho mínimo de ordem é de 1 mini contrato, por exemplo, os CFDs podem ser fracionados em tamanhos variados. É possível, em alguns índices, operar apenas 0.01 mini contrato;
Ou seja, os CFDs podem ser uma opção de investimento interessante para investidores que buscam diversificação em sua carteira, e que estão dispostos a assumir riscos em busca de retornos maiores. No entanto, é importante lembrar que a negociação de CFDs pode ser arriscada, e é importante entender completamente os riscos antes de começar a negociar.
Negociar CFDs é legal?
A negociação de CFDs é legal, mas os CFDs são investimentos de alto risco. Até mesmo os traders mais experientes registram perdas periódicas. Embora sua negociação seja legítima, o mesmo não se aplica a todas as corretoras de CFDs. Algumas corretoras, por exemplo, atuam simplesmente como robôs de negociação automática na execução de ordens. Elas ganham dinheiro com comissões, mas o investidor não se beneficia em nada.
Não existem, até momento, corretoras brasileiras para este tipo de negociação. No entanto, é permitido que o cidadão brasileiro abra conta e opere em corretoras estrangeiras que oferecem este serviço.
Antes de investir em Contratos por Diferença, pesquise em fontes com boa reputação para saber se uma corretora de CFDs é confiável. Nas postagens do Portal Investimentos você encontra sugestões de corretoras para os mais diversos perfis.